sexta-feira, 4 de outubro de 2013

6. Vestido branco

          (...)
          Agora, no quarto, ela olhava o vestido que estava em cima da cama. Vestido de cambraia branca com bordado inglês. Ela ficou sentada na cama passando a mão no vestido e naquela pureza que gritava transparências. Um lindo vestido de donzela.
          A lembrança de Luiz e toda a sua repulsa por ele. Seu ódio cristalizado... e chega a madrinha com este vestido branco e vem o padre com essa história de "paz com todos". Mas não era só a madrinha e o padre. Ela tinha decorado um versículo bíblico. Um versículo do livro de Hebreus. Ela conhecia aquele texto de cor e salteado: "Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor."
          (...)
                         Luzia Almeida. OS INESQUECÍVEIS. pag. 44
                                                    ...
          Gosto demais deste conto porque ele é fruto de um conto (O vôo da primeira pedra) muio interessante que li. Eis um trecho dele:
          (...)
          "Não se deve olhar os pecados dos outros. O que está dito na humanidade de um erro, as faltas de todas as gentes. A ninguém é digno atirar a primeira pedra, mas Atanásio, por esses dias, não dorme em paz. Por um relâmpago em seus olhos, um calar de palavras, um consentimento, corrompeu-se. E isso está matando esse homem. Quisera ele voltar o tempo. Com seus braços fazer a roda do mundo girar em sentido anti-horário. Três dias atrás, se as mesmas horas voltassem, Atanásio redimiria sua culpa. Exato, sem nenhuma hesitação, um acerto:
          - Não, Dona Constância, a senhora já me pagou."
          (...)
                                  Daniel Leite. INVISIBILIDADES pag.17
                                                   ...
          Os fragmentos dos contos apresentados revelam a condição humana, o erro, o pecado e como os personagens sofrem com suas falhas (ou humanidades). Qundo lemos, aprendemos a partir da ótica do outro, de suas ideias que, por vezes, convencem-nos ou  fazem-nos pensar sobre aspectos interessantes do comportamento humano. No meu caso, além de pensar, gosto de escrever sobre esse convencimento ou uma possivel rejeição de ideia.
          Convencimento ou rejeição? É conferir!..
          Abraços
          Luzia Almeida
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário