quinta-feira, 24 de outubro de 2013

10. Uma hora de vida

          (...)
          Voltar a casa, ela não voltaria. As marcas nos braços e no rosto protestavam contra este retorno. Marcas que se cristalizavam no coração dela. A afeição pelo marido se transformou em rancor. Mas, e quando ele voltasse do trabalho? É certo que deixou o jantar pronto. Mas, e amanhã? Quem faria o almoço dele? Como ele reagiria? Maria teria coragem de abandonar o marido? De abandonar a casa? O marido era seu carrasco e a casa, sua prisão.
          (...)
          As pessoas já estavam entrando no ônibus. A senhora ainda a aguardava. Ela agradeceu aquela gentileza e espantada perguntou ao moço que horas seriam. O moço respondeu:
          - São quinze e quarenta e cinco. Hoje ele sai no horário.
          Ela espantou-se e olhou para o seu relógio.
          Estava parado.
          Maria pegou sua mala e entrou no ônibus. Agora, sentada e acomodada, a lembrança do anel não magoava tanto e ainda havia o vento no rosto dela. Ficou olhando a paisagem e voltou a pensar no tempo em que era feliz em sua cidade natal.
                                              ***
Luzia Almeida. OS INESQUECÍVEIS. pags. 60 e 63.
                                              ***
O ENEM está chegando e o tema "VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER é bem possível. Se for, não esqueçam de colocar uma proposta de solução para o problema que vai deste a reconstrução da sociedade via família até programas e campanhas educacionais que possibilitem a visão da mulher como pessoa, como ser humano. 
Todos os possíveis temas passam pelos DIREITOS HUMANOS. Não esqueçam! E boa prova.
Abraços
Luzia Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário