quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Natal com Todorov

Eu amo Dostoievski!...
Todos sabem disso porque não é do meu jeito negar amor. Se amo, amo e acabou-se...
Bem, então tenho que esclarecer o porquê deste Natal com Todorov. É o seguinte:
As coisas todas da vida têm uma estrutura e um sentido, todas as coisas se encaixam com outras e com a Narrativa não é diferente.
Hoje, por exemplo, é véspera de Natal e eu preciso relacionar isso pra vocês. Como é que eu vou fazer? Deixa eu pensar... Já sei! Todorov ao falar nas estruturas narrativas fez um gráfico mais ou menos assim:
X viola uma lei.
Y deve punir X (por causa da transgressão da lei).
X tenta evitá-lo (para não ser punido).
E, enquanto isso,
Y viola a mesma lei que X violou (e agora está incapacitado de puni-lo já que também é transgressor).
É isso! 
Todorov lendo o Decamerão de Boccaccio descobriu a Queda do homem e, como estamos na época do Natal, nada mais justo do que convocar este pensamento do filósofo búlgaro para entender o quanto o Senhor é bom considerando sua compaixão enviando o Messias para nos salvar. Todos somos X e Y! É por isso que o Natal representa a festa da Humanidade e, hoje, passar o Natal com Todorov tem gosto de aprendizado porque violamos e violamos e mais... Mas, ninguém vai colocar a viola no saco porque há uma estrela anunciando que a LUZ chegou e bendita seja a geração de todos que podem dizer comigo...
                                     ALELUIA! 
"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre seus ombros; e o seu nome será: MARAVILHOSO CONSELHEIRO, DEUS FORTE, PAI DA ETERNIDADE,          PRÍNCIPE DA PAZ;
para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isto."
Isaías 9:6,7
                                           ***
FELIZ NATAL!
BENDITO SEJA O CORDEIRO DE DEUS!
                                                      Luzia Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário