quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O que é solidão?

Perguntaram-me: "O que é solidão, Lulu?"
E eu sei!?...
Como é que vou saber? Estou sempre cercada de gente e de pessoas!... Eras! Até me assustei!... Tenho cara de quem sofre solidão???
É graça minha. Solidão não tem a ver com gente nem com pessoa, não tem a ver com companhia. Solidão tem a ver com importâncias. Solidão é balança. É lâmina...  bem fininha... ela vai cortando o corção da gente assim: dia do aniversário da gente, quando esperamos ser lembrados e não somos. Solidão é esse nada estampado que grita bem alto e na cara da gente:
TU NÃO ÉS IMPORTANTE!
Ou...
Assim:
De repente tu sentes um cercado ao teu redor e esse cercado vai se distanciando, se distanciando, se distanciando e tu perdes de vista o cercado embora a presença dele fique massacrando tua estrutura humana. À medida que o cercado se distancia, tu vais sentindo assim um aperto no peito... é a bendita lâmina que corta o coração bem no meio e como ela é bem fininha não dá pra saber que agora são duas bandas. Separadas de um mesmo coração. Partido. Se alguém ousar ver bem de perto vai notar uma dorzinha aguda anunciada ausências...
Uma dorzinha enjoada que parece arrebentar com a gente. Uma dorzinha perversa e incolor.
Solidão é palavra de Van Gogh. Ele não fazia aniversário. Não tinha ninguém... somente um irmão. Solidão pra Van Gogh era esperar a carta do irmão e... pra mim... solidão significa 
SER A CARTA.
***
Luzia Almeida 



Nenhum comentário:

Postar um comentário